::VW Fusca Gonzo ’61::

Publicado: novembro 2, 2008 em Uncategorized

Texto por Felipe Giulian

.:run4fun:.

O Fusca é sem sombra de dúvida o carro mais conhecido do mundo. A sua aparência frágil e as formas arredondadas, arrebataram milhares de fãs e ainda mexem com a cabeça de muitos jovens. Apesar de ter passado por muitas mudanças através dos anos, suas linhas clássicas permanecem até hoje.

No periodo em que vivemos, muitas pessoas tendem a personalizar seus carros de formas muitas vezes extravagente, chegando a ponto de alterar as linhas do besouro. Porém, ainda existem pessoas mais conservadoras com as linhas do Fusca. Somente com as linhas. Júnior é um deles e adquiriu a pouco mais de um ano e meio seu Fusca ano 1961, que deste tempo para cá sofreu algumas modificações e outras re-caracterizações.

.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.

A história para adquirir este ’61 foi um pouco turbulenta. Na época, com pouca grana e correndo atrás de um VW com linhas mais antigas, algo complicado hoje em dia devido à alta procura por estes modelos e o alto preço dos mesmos, mas felizmente depois de uma grande busca e ajuda dos amigos conseguiu encontrar o tão sonhado Fusca “antigo”. Com a renda ainda baixa, Júnior não tinha muitas opções pra melhorar seu carro, muito menos pagar alguém para fazer o serviço e concretizar suas idéias meio malucas. Então o jeito foi colocar a mão na massa, digo, na graxa. Quando adquiriu o Gonzo, como é chamado seu Fusca que tem o nome devido a cor e ao nariz da placa que lembra muito um dos personagens do desenho Muppets Babies, havia pequenos problemas que com a falta de grana se tornaram grandes.

.:run4fun:.
.:run4fun:.

O motor era um dos maiores problemas (um 1.600cc) mas felizmente após um tempo Júnior conseguiu comprar as peças pra arrumá-lo e uma pessoa de confiança que fizesse o serviço e o melhor sem cobrar nada. Os freios foram revisados no mesmo processo, e assim foi: com ajuda de um e outro o Gonzo foi tomando forma e tendo mais liberdade pra rodar tranquilamente pelas ruas. Mas boa vontade não é tudo e sempre ficam alguns detalhes por fazer, que no caso foram feitos pelo Júnior. Ajustes finos e complemetanção de alguns dos serviços como a parte de suspensão que foi totalmente elaborada e executada por ele. Mesmo com poucas ferramentas e algum conhecimento do assunto, o trabalho foi executado.

Esteticamente houveram poucas modificações. Foram colocados os faróis da época(olho de boi), retirados os piscas do paralamas e passados para dentro dos faróis, sinaleiras vermelhas(ainda não originais do modelo), bagageiro, antena de Kombi na lateral entre a porta e o paralama dianteiro e o toque final no exterior com foram as rodas pintadas de branco e o pneus(dianteiros 125/70-15″ e traseiros 195/65-15″) e claro a altura, ponto que mais se destaca no besouro.

.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.

Por falta de tempo e dinheiro, que a cada dia ficaram mais difíceis de se arranjar, o Fusca ficou algum tempo parado dentro da garagem. Júnior admite que o projeto só teve continuidade graças à internet, tanto como pesquisas, como conversas via Orkut e MSN, sempre envolta da mesma paixão: os besouros, em especial os que apresentavam o “estilo rat de ser”, conhecido popularmente como RatLook.

Tanta conversa aconteceu entorno do assunto que acabou surgindo um portal conhecido por RatVolks, nome escolhido em votação, o portal reúne muitos arquivos técnicos, fotos e dicas pra quem admira e/ou tem um VW a ar antigo. Hoje o site comporta fotos de carros de algumas pessoas do Brasil separado por estados e conta também com um fórum que já tem quase 1.000 membros que se encontram pelo Brasil e pelo mundo.

.:run4fun:.

Graças ao Fusca, Júnior fez novas amizades virtuais e reais, inclusive esse que vos escreve. Júnior finalizou a entrevista dizendo: “O Fusca é mais do que um carro, é um companheiro. Como tudo na vida, a personalização automotiva tem seus altos e baixos, como o tuning que estava em alta a alguns anos atrás e agora deu lugar ao vip style e assim, dia-a-dia as coisas vão se reciclando. Abra as cabeça para os novos estilos! O espírito ‘rat’ não esta no carro e sim no dono. A ferrugem, a altura baixa, os acessórios de época, são apenas o reflexo do espírito do proprietário!”

comentários
  1. Gonzo disse:

    MazahhhhCurti a matéria e as fotos…Mais informações, fotos e vídeos acessem: http://vwgonzo61.blogspot.com/Valeu Felipe e Rafa…

  2. Rodrigo ( Beetlespeed ) disse:

    nossa realmente a materia e otima e as fotos entao nem se fala.. parabens e sucesso.. abs Rodrigo ( Beetlespeed )

  3. p4uslista disse:

    velho eu falei com vc outra vez e tal, eu to com meu fusquinha azul 69 e quero rebaixar a frente tipo o teu e gostaria de saber qual pneu que vc coloco n adiantera foi um 185/60 r15? pq eu fui no borrachero e tal ele flo q so tinha esse tamanho se , me fale qual modelo que é =) e marca q eu quero colocar e gostaria de ver se caeb a faxinha branca e se da pra legalizalo abraços

  4. .:run4fun:. disse:

    P4uslista: O Gonzo utiliza pneus dianteiros 125/70-15″ e traseiros 195/65-15″

Gostou? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s