::[PROJETO] Honda Civic EK JDM::

Publicado: dezembro 29, 2008 em Uncategorized

É incrível como algumas coisas simples são capazes de nos prender tamanha atenção. É incrivel também a capacidade do ser-humano em aceitar e encarar tão verozmente qualquer tipo de modificação. Ainda mais incrível é a facilidade que temos fazer algo tomar uma forma completamente diferente daquilo à que se pretendia e ainda por cima deixar os outros ao nosso redor completamente embasbacados.

Este projeto eu já estava acompanhando a um bocado de tempo e estava apenas aguardando sua exibição no HIN Miami para ver a que ponto o proprietário chegaria com as modificações. Esqueci-o por um tempo e quando lembrei, resolvi trazê-lo para cá. É praticamente uma retrospectiva, visto que todas as modificações ocorreram no ano de 2008. Aproveitem.

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Para elucidar melhor a história, ela começa assim: Após adquirir seu Honda Civic EK ’98 em Fevereiro/2008, a única coisa que Mickey queria era um daily-drive confiável e que não dispertasse tanta atenção nas ruas. de início, apenas pintou as calotas para esconder as ferrugens das rodas e em pouco tempo o carro já estava ganhando alguns detalhes bastante peculiares à linhagem JDM – Japanese Domestic Market. Apesar do bom estado da carroceria, haviam pormenores que incomodavam o proprietário e aí é onde mora o perigo.

Conseguiu uma grade frontal estilo Mügen onde não existe o símbolo da Honda, instalou um spoiler, descolou umas lanternas de neblina advindas do modelo SIR que mais tarde seriam trocados por outros com as lentes pintadas de amarelo, uma placa de fibra de carbono para tampar a antena externa, nova padronagem nos bancos para uma aspécto melhor, entraram novas rodas ganhadas de um amigo e devidamente calçadas por pneus 205/40-16″, os faróis ganharam um trabalho visual para melhorar o aspécto das lentes e a retirada dos refletores âmbar, e apesar do motor não ser sequer o famoso 1.6L VTEC, estava em bom estado para o que se desejava dele. Até o momento…

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A pintura receberia um belo trato pois já estava desgastada e opaca. Mickey decidiu pela cor Black Violet Pearl, mas sem muita perolização, apenas para dar um aspécto mais brilhante e com um pouco de profundidade, mas sem exageros. Então o negócio é mãos-à-obra e muita poeira. Mickey trabalhou duro no carro para deixá-lo no ponto de pintura. Nesta fase o limpador do vidro traseiro foi eliminado, uma tampa para o espaço foi providenciada e logo depois o carro seguiu para a pintura completa.

Logo após pintado e polido, entraram em cenas as lanternas traseiras da versão EK 99~00 com a lente da seta translucida ao invés de âmbar e já foram encomendados jogos de amortecedores Tokiko e molas da japonesa TEIN. Para ficar mais leve, foi instalado também um capô confeccionado em fibra de carbono, que além da leveza, deixou o Civic ainda mais bonito juntamente com um spoiler traseiro para acompanhar as linhas dianteiras e laterais. As lanternas dianteiras foram re-pintadas em preto e a lente perdeu de vez o desgaste após muito polimento. Os retrovisores réplicas dos Spoon Ornitorrinco em fibra de carbono chegaram e não foram instalados mas ajudarão a compor o visual aliados ao aerofólio de teto réplica do Spoon Duckbill em fibra de carbono.

No interior, mais presentes: Um par de bancos dianteiros derivados do Honda S2000 forrados em couro azul e um painel de instrumentos advindo da versão Si com uma sobre-placa de fibra de carbono. No tapeceiro todo o interior foi re-forrado com carpete preto e novos carpetes foram confeccionados. O teto e as forrações das colunas também ganharam forração preta e apenas os bancos traseiros e alguns detalhes dos forros de porta lateral foram forrados com couro azul para combinar com os bancos de S2000. Aqui entrou em cena também uma barra anti-torção C-Pillar e uma manopla de câmbio Spoon Sports, além de um belo volante vindo de um Acura Type S.

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Mesmo após ter passado pouco tempo da pintura anterior, Mickey não ficou muito satisfeito com o trabalho de pintura realizado. Alguns pontos de pintura aparentam ter escorrido tinta devido à pouco tempo de secagem e desta vez, o Civic seria tratado a pão-de-ló por um amigo que faria todo o trabalho. A cor seria Championship White e foi escolhida para contrastar bastante com as peças em fibra de carbono.

Mais uma vez as rodas foram negociadas com um amigo e o Civic hostentava nesta fase as belíssimas Rota Slipstream de 7,0×16″ devidamente calçadas com os pneus Hankook205/40-16″. Os parafusos de fixação das rodas agora eram azuis e estavam com o dono anterior das rodas, mas ainda assim Mickey resolveu substituí-los por outros jogos da Vision que além de mais compridos, estavam novos.

Na pintura, o teto ficou preto enquanto a carroceria ganhara a belíssima cor Championship White. O escape entrou no embalo de modificações e foi completamente re-feito com canos de 2,5″ desde o coletor ganhando um abafador final em aço inox com ponteira Apexi World Sport. Este upgrade já foi pensando nas modificações que ocorreriam no cofre do motor futuramente…

Internamente foi adaptado um descança-braço derivado da versão coupé com a capa coberta com couro na tonalidade azul dos bancos. Outros presentes que chegaram para o Civic foram os badges da Honda com o fundo vermelho, novos faróis com fundo negro e os retrovisores réplica Spoon Ornitorrinco em fibra de carbono foram finalmente instalados.

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Mickey considerava que seu projeto estava finalmente “pronto”, faltando apenas alguns upgrades no motor. Adquiriu um CAI da HP e instalou na ponta um ótimo filtro de ar K&N cônico. Os frisos receberam um toque final para ficarem perfeitos e foram instalados um largo retrovisor interno Broadway com lente azulada e um kit de xenon H4 de 5.000k com reator slim.

Os parafusos das rodas foram finalmente trocados e novas meias para os reservatórios de óleo da direção hidráulica e freio da Spoon foram instalados. O proprietário personalizou os mostradores para que ficassem parecidos com os da versão Type-R, com mostradores amarelos no lugar dos vermelhos da versão Si.

Um novo spoiler dianteiro da Seibon, bastante semelhante aos Spoon, feito em fibra de carbono entrou em cena juntamente com uma barra estrutural ligando as torres de suspensão dianteira e os repetidores de seta laterais agora são transparentes e utilizam LEDs.

As antigas rodas Rota Slipstream não deixaram Mickey satisfeito devido ao fato de serem pretas. Apesar de agradar a muitos, a quantidade de ítens escuros no carro estavam demasiados, na opinião do proprietário e foram substituídas por novas rodas Gab Sports All White 6,5×15″ e agora são calçadas por grudentos pneus Nitto Neo Gen 205/50-15″. Com elas, foram trocados também os parafusos das rodas por outros vermelhos e o recém-instalado spoiler dianteiro já ganhou pintura branca para dar um aspécto mais “clean” para a dianteira do Civic EK.

Os bancos dianteiros do Honda S2000 foram embora e em seus lugares agora estão aconchegantes Recaros CTR. Apesar do estado dos bancos, Mickey não pensou duas vezes na hora de trocar os bancos e já aproveitou para re-fazer todo a forração interior novamente. Então lá foi o Civic para o tapeceiro que reparou os bancos dianteiros, trocou as forrações do banco traseiro, laterais de portas e apoio de braço dianteiro. De quebra ainda foram substituidas as manoplas de câmbio, freio de mão e nova boina de câmbio.

Numa manutenção corriqueira, acabou quebrando um dos faróis dianteiros e resolveu-se trocar o par por outro recém-restaurado e os faróis de neblina voltaram a ser brancos, enquanto que a lateral ganhara saias do EK9. Internamente um novo volante de Civic EP entrou em cena com controles piloto automático e computador de bordo (inexistente neste exemplar, por enquanto). O capô ganhou um badge vermelho da Honda, o interior um porta-moedas abaixo da saida de ar lateral e foi eliminado o apoio de braço central.

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Agora o lance eram os acabamentos. Com o projeto “concluído”, Mickey ateve-se a detalhes para deixar o Civic tinindo. Trocou a logo do volante para vermelho, pintou o console inferior e instalou um CD-Charger Alpine CDA 9884 aproveitando o espaço. Ainda por cima, sobrou espaço para a instalação de um prático porta-copos retrátil.

O aerofólio ganhou um pouco mais de inclinação e o sistema de ar-condicionado recebeu novos comandos. Então já chega, não é mesmo? Depois de tantas modificações, alterações e atualizações, o motor foi o que menos sofreu algum tipo de upgrade, mas este já estava na mira do proprietário. Não para ser modificado, mas para ser substituído…

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E eis que chegou a devida hora…
E antes mesmo da chegada do novo motor B16A2, o famoso Honda VTech de 1.6L capaz de desenvolver 160cv @ 8.600Rpm, este já havia ganhado mimos. Um CAI em fibra de carbono na Password JDM já estava em casa esperando.

Como achava lindo o acabamento vendido pela Password JDM para os parafusos do motor, mas achava-os igualmente caros, resolveu fazer ele mesmo seus acabamentos com arruelas pintadas com vermelho de alta temperatura. Ficou igual ao desejado e muito mais barato.

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E depois de tudo montado, era hora de desmontar e começar praticamente do zero, apesar de tudo que já foi feito. Como presente nesta fase, o Civic ganhou uma alavanca de engates rápidos para o câmbio Dual-Bend S2.

O coletor original foi pintado com tinta de alta temperatura na cor chumbo enquanto o motor e terminais eletro-eletrônicos iam sendo completamente revisados, plugados e instalados. O bloco do motor foi pintado na cor prata para não “poluir” o cofre, mas não pintou a tampa de válvulas pois ainda não havia se decidido da cor. Posteriormente isso não seria difícil.

Enfim, o B16A2 foi instalado sem maiores dificuldades. Com o uso de uma flauta e um dosador de combustível da AEM, o novo motor ficou ainda mais belo com o uso do novo CAI em fibra de carbono. Para pintar a tampa de válvulas, foi só Mickey olhar para o interior de seu Civic e se inspirar. A tampa vermelha deu ao cofre um ar ainda mais esportivo.

E mesmo achando que o exterior de seu Civic estava completo, ele ainda conseguiu aprimorar ainda mais. Presilhas Brenen para os engates dianteiros e traseiros com pad’s vermelhos foram instalados. Com o uso de um filtro de combustível lavável da AEM ficou muito mais fácil fazer a manutenção. Da Password JDM o Civic ganhou ainda uma capa de cabos de vela em fibra de carbono e da Blow ganhou novos braços de suspensão ajustáveis. Para reduzir ainda mais a torção dianteira, foi adotada uma nova barra anti-torção superior dianteira da Brenen com mais dois pontos de apoio extra e de quebra, o motor ganhou capas de parafusos estilizadas. Ficou bem bacana! As tampas de óleo e do radiador foram susbstituidas por modelos Type R da J’s Racing.

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Já perto do fim do ano foi hora de receber alguns presentes de natal. A manopla de câmbio foi trocada por uma de titânio polido da ARC e a tão cobiçada suspensão foi substituida por uma coilover da KW Variant 1 que permitiu que Mickey regulasse a altura e a firmeza da suspensão com mais facilidade, além de outros ajustes possíveis. Resultado? Civic lambendo o asfalto!!!

Como o airbag do passageiro não existia, instalou-se ali uma tampa em fibra de carbono da Password JDM e incrementou-se ainda mais o visual interior juntamente com uma placa metálica vermelha para o painel. Agora no motor as meias para os reservatórios são vermelhas e deixaram de ser da Spoon para hostentarem a logo da Mügen e o radiador agora é em alumínio da Koyorad com mangueiras em silicone da Samco. Adivinhem de que cor?

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O aero Duckbill deu “adeus” para a entrada de um Seibon também em fibra de carbono, porém em duas peças e amplamente regulável que posteriormente recebeu pintura branca em suas laterais, pois o proprietário já estava achando o visual “carregado” demais para um carro branco. Assim como as laterais do aero, os retrovisores também receberam tinta.

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Com esta configuração, o Civic EK (agora VTech) foi ao HIN Miami/2008 e conquistou a 5ª colocação na categoria de “Carro Médio de 2 Portas”. Nada mal para a primeira aparição do Civic.

E para não dizer que acabou, o último dos presentes que o Civic recebeu foi uma RollCage Cuzco de seis pontos de fixação.

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E não pensem que parou por aqui. O carro de Mickey não está tão “pronto” quanto parece. Ele está pensando em formas de apimentar mais o motor B16A2.

Espero que tenham gostado da “retrospectiva” deste belo carro.

Grande abraço a todos.

comentários
  1. Paulo_ctba disse:

    É um dos melhores post de 2008.Parabéns!este Civic é o tipico caso do cara que pensou -“Só vou dar uma arrumadinha” e acabou com o salario! heheheFeliz Ano novo pra galera dos Run4fun!

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