::VWs Bug ’62 & Oval ’54::

Publicado: março 19, 2009 em Uncategorized

Carros e seus donos sempre tem histórias para contar e, particularmente, adoro escutá-las. Acompanho a tempos um dos projetos do amigo Ronaldo Gallo, um VW Fusca 1954 que fora adquirido em 2007 sem seu detalhe mais marcante: O vidro traseiro oval. Com o tempo passando e algumas peças sendo acumuladas seja por aquisição ou por sobra de seu outro Fusca 1962, o ’54 foi ganhando forma enquanto o ’62 ia ficando igualmente mais charmoso.

.:run4fun:.
.:run4fun:.

Agora o ’54 ostenta novas rodas MilleMiglia Cup3 de medidas 7,5×17″ calçadas com pneus dainteiros Toyo 205/40-17″ enquanto os traseiros são Michelin 225/50-17″. Como a furação das rodas originais não condizia com a furação do novo conjunto, Ronaldo aproveitou a adaptação para fazer um bom upgrade e instalou um jogo de freios a disco na dianteira com pinças de Gol enquanto na traseira foram utilizadas pinças de Golf. A suspensão dianteira é de embuchamento e foi encurtada num total de 12cm e rebaixada com o auxílio de duas catracas para regulagem utilizando os amortecedores originais. Na traseira, apenas o facão foi reposicionado e os amortecedores agora são da picape Chevrolet D-20. O motor é um 1600cc de dupla carburação, escape 4×1 direto com relação de transmição à ordem de 8×31 que confere ao pequeno besouro uma boa agilidade nas ruas de Curitiba e mantém uma boa velocidade nas viagens para os encontros que participa pela região.

Recentemente Ronaldo encostou seu ’54 para presenteá-lo com ítens referentes à suas origens e voltou à cena a bela janela traseira oval e as lanternas traseiras de época, devolvendo ao VW todo seu carisma de mais de 50 anos. O próximo passo são as “bananinhas” de seta laterais.

.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.

Já o Fusca ’62 está na família de Ronaldo a muitos anos. “Acho que tinha uns oito ou nove anos. Meu pai usava ele com o motor 1200cc para puxar um barco de seis metros nas pescarias dele no interiorzão do Paraná. Entrava nos pastos, nas fazendas e ia embora. Foi numa dessas que aprendi a dirigir e está conosco até hoje. Passou por uma reforminha a uns cinco anos atrás e já esta precisando de outra.” – Lembra ele.

O Fusca Azul Pastel utiliza motor e caixa da versão 1300cc sem qualquer modificação. Já a suspensão, assim como no ’54 sofreu algumas mudanças, sendo que a dianteira foi encurtada em 6cm e rebaixada retirando-se três molas do feixe superior e outras três do feixe inferior. Na traseira apenas o facão foi reposicionado e com isso os pára-lamas ficaram bem mais próximos ao conjunto de rodas MilleMiglia Cup2 7,5×17″ calçadas com pneus Toyo 205/40-17″ na dianteira e Bridgestone 225/45-17″ na traseira. Para adaptação das rodas foram utilizados freios a disco na dianteira com pinças de Gol, enquanto na traseira o conjunto de freio é a tambor.

Uma das últimas alterações sofridas pelo ’62 foi a instalação de retrovisores Albert Swan Neck, que na verdade não ajudam muito na visibilidade, mas conferem aos Fuscas antigos um jeito muito mais clássico, fora a exclusividade.

.:run4fun:.
.:run4fun:.

“Meu plano é ficar com eles até o fim da vida. Pretendo deixá-los zerados um dia. Perfeição mesmo nas restaurações. Mas sem essa de parar de usar para nao “estragar”. Quanto à altura, se for para alterar, com certeza não será para cima, mesmo depois de restaurados. Acho legal o estilo Rat, mas não pretendo segui-lo para sempre. Pelo menos não com esses 2 carros…” – titubeia Gallo com ar apaixonado por seus VWs.

.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.

Uma dupla que apesar da idade chama muita atenção pelas ruas, sempre rodando baixo e com estilo de sobra para roubar a atenção de muitos importados. Em companhia da galera do RustedLive, estes dois VWs seguem “causando” na agitada Curitiba.

Abraços!

comentários
  1. FUCAYELLOW disse:

    Realmente é uma bela história, como sempre aliada a belas fotos.Aliás, acho que todo bom fusqueiro tem uma.Realmente são belos exemplares, ainda não tive a oportunidade de ver este oval pessoalmente, mas espero vê-lo em breve, quem sabe no encontro de Blumenau em Junho.Parabéns ao “reporter” pelas belas palavras e a forma com que foi montada a reportagem.Um abraço…………..

  2. Ronaldo disse:

    opa.. ehehficou bacana..fiquei te devendo outras fotos né… ehehabraço..e valeu pela materia ae.. mto boa mesmo..t+

  3. spedine disse:

    Como vc adptou rodas de 5 furos? ficou miuto legal. quero colocar no meu um jogo de audi A8 que tenho.

Gostou? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s