::VW Polo GTI Pocket Rocket::

Publicado: abril 16, 2009 em Uncategorized

Pocket Rocket, traduzido do inglês, foguete de bolso. Apesar da denominação, não era em todos os bolsos que o Polo GTI cabia quando do seu lançamento no Brasil. Custando mais que um Golf GTI ou um Fiat Stilo Abarth, poucos sairam das concessionárias e logo no segundo lote a VW decidiu parar de trazê-lo para o país devido à baixa procura (ou seria o alto preço?). Como a desvalorização de veículos desta estirpe é alta, o mercado de usados tão logo começou a receber seus primeiros exemplares a preços ligeiramente mais convidativos e foi aí que um empresário de Curitiba resolveu arrematar um exemplar para sua coleção de foguetes (tem ainda uma Chevrolet Montana Turbo para uso diário e está montando um VW Fusca Ragtop aspirado).

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Com um bom histórico de esportivos atrelados à sigla GTI, a Volkswagen acertou em cheio ao montar uma “salada” dentro do Polo. O motor é semelhante aos utilizados nos primeiros Audi A3 Turbo e VW Golf MkIV GTI que apareceram no país (só que de concepção mais moderna, com acelerador eletrônico, denominação de fábrica BJX) e no Polo, só foi disponibilizado nesta versão. Trata-se de um quatro cilindros de 1.8L de 20 válvulas (três de admissão e duas de escape por cilindro) com bloco de ferro fundido e cabeçote de duplo comando em alumínio capaz de produzir, originalmente, 150cv @ 5.800Rpm com um torque de 22,4kgfm @ 1.950Rpm que faziam o pequeno foguete acelerar de 0 a 100km/h em apenas 8,2 segundos e atingir 216km/h segundo os dados da fábrica, mas revistas especializadas fizeram números melhores. Dados irrelevantes neste exemplar, pois após ser adquirido no final de 2008, o VW Polo GTI que ilustra esta matéria pelas belas fotos do amigo Conrado Saltini, recebeu diversos upgrades para aprimorar seu comportamento tanto em retas quanto em curvas, tornando-o um ótimo exemplar para Track-Days, Time-Trial, Daily-Drive e afins dado seu curto entre-eixos, novo conjunto de rodagem e a nova configuração do motor.

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O primeiro passo foi dado com a instalação de um conjunto de molas H&R que mais tarde receberam compania de um jogo de amortecedores Koni ajustáveis e buchas de poliuretano em toda a suspensão. Bem mais baixo e estável, foi a hora de conciliar o visual e a performance com o uso de um jogo de rodas forjadas CenterLine modelo Storm de medidas 7,5×18″ com off-set de 42mm ajustado com espaçadores de 5mm. As rodas estão montadas em pneus Yokohama Parada Spec-C de medidas 215/35-18″ e oferecem um ótimo grip tanto em pista seca quanto molhada. Para fixar o novo conjunto, foram usinados novos parafusos sob medida. O jogo de rodas deixa aparente o novo conjunto abusivo de frenagem. Foram utilizados discos ventilados e estriados Wilwood de 1,25″ de largura por 14″ de diâmetro em conjunto com pinças de freio de quatro pistões da mesma marca com pastilhas Polymatrix que, literalmente, ancoram o carro. Por isso as rodas 18″ não são mero adereço estético (as 17″ não aceitariam o conjunto de freios) e é preciso saber dosar ambos os pedais.

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O motor 1.8L (mais precisamente 1.781cc) de 150cv originais sofreu algumas modificações. Já reforçado originalmente (pistões e bielas não são forjadas, mas são mais resistentes que as do 1.8 “normal”), recebeu um miolo de turbina KKK modelo K04-25 montado na caixa da turbina original K04-01 para equalizar melhor a resposta em médios e altos giros, já que a turbina original limitava o desempenho após 5.800Rpm. Para resfriar ainda mais o ar admitido através do filtro de ar cônico de duplo fluxo, foi instalado um intercooler frontal da Forge Motorsport próprio para o Polo GTI. O kit veio completo com todas as conexões em silicone, abraçadeiras e canos para a atualização. O volante do motor foi substituido por um modelo Fidanza em alumínio que pesa apenas 6,5kg e ajuda os giros do motor a subirem bem mais rápido, melhorando as respostas. O coletor de escape foi substituido por outro de maior vazão em compania de um novo escape confeccionado em 3″ até o catalizador e daí em diante segue em 2,5″ até a dupla ponteira de escape. Devido à tantas modificações, a central eletrônica recebeu o auxílio de um software gerenciador da APR para monitorar os parâmetros de ignição, injeção, mistura… que no final das contas levou o Polo GTI a ótimos 275cv @ 4.700Rpm. Lembram dos “dados irrelevantes”? Pois bem, eis o motivo. Os números de aceleração e velocidade máxima mudaram consideravelmente. A embreagem ganhou pista em aço 1045 com disco de seis pastilhas e a transmissão um blocante Phantom Grip por molas para ajudar o carro a tracionar melhor as rodas dianteiras.

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Internamente o modelo apresenta um ótimo acabamento e instigantes bancos dianteiros com tecido xadrez. Não é muito comum essa padronagem no Brasil, mas devo confessar que ficou muito bacana, ainda mais num modelo diferenciado. Para melhor monitoramento do motor, foi providenciado um console com três manômetros logo acima do painel e estes ficam bem aos olhos do piloto-condutor. São eles: Um manovacuômetro, um hallmeter (medidor da mistura ar/combustível) e um medidor de pressão da linha de combustível. Todos são da linha SportComp da já conhecida AutoMeter. O volante é comum à linha Polo, mas recebeu forração em couro e aplique de alumínio para diferenciar a versão com a inscrição GTI em baixo relevo. O equipamento de som alia qualidade sem exagero e o ar condicionado digital deixa o ambiente interno mais prazeroso em dias escaldantes.

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O aviso logo à frente do passageiro deixa claro o que vem pela frente: “This vehicle is powered by a turbo and produces excessive boost, failure to secure yourself may result in whiplash, clothes to fly off and drooling from the excitement of this turbocharged vehicle. So just sit back, shut up, and hold on!“.

Um bônus oferecido pelo amigo Conrado Saltini:
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Wallpapers
1280 x 1024

Um carro muito bem resolvido, que com suas novas atualizações tornou-se ainda mais aprazível de se acelerar e ao olhar. Um foguete de bolso que se tornou um verdadeiro míssil nas ruas da agitada Curitiba.

Abraços!

comentários
  1. Renato Voltolini disse:

    Parabéns ao dono, bel carro.
    E parabéns pela matéria, bem detalhada e com belas fotos.
    Abraço.

  2. Perazza disse:

    Cara, esse Polo é um SHOW ! Parabéns ao Plautos pelo carro. Parabéns pela matéria, muito muito muito bem feita por sinal !!! E parabéns ao Conrado também pelas fotos.

    Abraço.

  3. Digonho disse:

    Sonho de Consumo atual.. quem sabe ate fim do ano nao estou com o meus em maos!!! Abraço e Parabens pelas Fotos/Materia!

  4. Anonymous disse:

    ANIMALLL!!! Esse sim é digno de um GTI!!!

    O adesivo é o melhor!! uhauhauhauha

  5. Renato disse:

    Cara, eu vi esse carro parado numa rua bem morta esses tempos, pensei q os discos de freio fossem alguma capa (coisa de xunero), dae qndo li WILWOOD tive q parar pra ver, sem palavras pra descrever ele, Parabens ao dono…

    E a materia sempre de altissimo nivel, Parabens!!!

  6. RustedLive disse:

    Bacana !!! E além desse tem um fusca né? hehe…
    abraços

  7. Paulo disse:

    Demais o carro, como disseram, isso sim é um GTi, hehehe!

    Ótima matéria

  8. PeLaDo.PabLo disse:

    Lindo!! Este Polo com umas rodinhas BBS gringas…MELLLLLLLLLL DELLLLLLLLLLLLS…fica melhor ainda hehehe
    abraços e parabens

  9. Thiago França disse:

    Einwandfrei! Impecável, perfeito é o que diria um engenheiro alemão.
    Parabéns pelas belíssimas fotos e ótimo texto, rapaiz tu escreve muito bem!
    Abraços

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