::Fiat Uno Steel Fire::

Publicado: agosto 19, 2009 em Fiat, Uno

Tenho andado muito saudosista ultimamente e não poderia ser diferente. Tenho sempre encontrado nos fóruns onde acesso, diversos modelos personalizados, restaurados, turbinados, aspirados… e hora ou outra sempre me pego em devaneios sobre o que seriam dos meus ex-carros caso ainda os possuisse. Não que seriam exatamente como os carros postados aqui, mas não seriam lá muito diferentes. Observando o Fiat Uno Fire cinza steel do amigo Denys Montenegro do 272° Club, imaginei meu antigo Mille com as rodas em preto fosco…

O photoshoot desta matéria ficou a cargo do amigo Camilo Porto, o Bob, que soube retratar com perfeição os detalhes deste belo exemplar de um veículo tão popular, mas que neste caso, não passa desapercebido.

O belo Uno Fire ano 2002 sempre foi tratado com todo zelo e carinho. Externamente é possível notar que, nos mínimos detalhes, o carro acompanhou a receita de uma personalização com estilo e sem qualquer excesso. Com base em uma carroceria de duas portas e com um grande apelo esportivo, Denys providenciou a instalação de faróis de neblina, faróis principais e setas com lente lisa e grade dianteira sem o símbolo da montadora italiana. As laterais receberam blackout nas colunas “B’s” e um friso vermelho acompanhando as caixas de ar, que combinam bem com os red lips ostentados pelas belas rodas OEM vindas da Palio Weekend Stile de medidas 5,5×15″ pintadas de preto fosco com os novos emblemas da montadora, instaladas em pneus de medidas 195/45-15″ na dianteira e medidas 185/55-15″ na traseira. “Tenho ainda as 16″ do Fiat Stilo pintadas de branco, mas não consigo usar. As traseiras pegam nos paralamas e as dianteiras pegam nas longarinas, acima das rodas.” – explica Denys.







Como a carroceria do Uno não aceita muito bem rodas muito grandes dada sua concepção antiga, as medidas diferenciadas dos pneus entre a dianteira e a traseira possibilitaram que o Uno de Denys pudesse seguir a cartilha do clube sem maiores problemas: Rodar baixo e com estilo. A suspensão preparada pela empresa Concept recebeu novas medidas de molas dianteiras, amortecedores com maior carga, telescópio preparado e feixe de molas traseiro desarqueado. Com estas soluções, o Fiat ficou firme, estável e sem perder muito do conforto original.








Internamente o Uno Fire recebeu um volante Shutt modelo R-One e da mesma empresa ainda vieram as manoplas de câmbio New Phantom e freio de mão modelo Laser. Da Cronomac vieram os manômetros de temperatura da água, voltímetro e tacômetro instalados acima do cinzeiro. Do lado esquerdo foi adicionada uma shift-light para informar a hora exata das trocas de marcha. O sistema sonoro é comandado por um DVD da H-Buster HBD-9500 com tela retrátil de 7″ ligado à dois módulos Corzus 703 que são responsáveis por empurrar um par de triaxiais nas portas, um par de 6×9″DUB da Bomber instalados no tampão e um par de subwoofers Falcon modelo FS de 12″ em caixas seladas no porta-malas.



O motor recebeu apenas o incremento de um filtro de ar esportivo com CAI para buscar o ar mais frio diretamente da grade frontal e o escape é obra da Scapetito confeccionado sem os abafadores, fazendo o pequeno motor 1.0L Fire de 55cv ficar com um som bastante aprazível de se ouvir. Apesar da pouca cavalaria, é bom lembrar que este motor tem um bom torque e a carroceria do Fiat Uno é bastante leve, o que se traduz em agilidade e desenvoltura no trânsito.

Assim como tive, Denys tem muitos planos para seu Fiat Uno e em breve planeja colocá-los em prática. “As modificações no meu carro são mais de visual mesmo. Pelo menos por enquanto…” – já alerta.

Saudosismo nunca foi uma coisa ruim, menos ainda quando se observa um exemplar que marcou e deixou saudades.

Grande abraço a todos!

Anúncios
comentários
  1. Roh disse:

    opa belo uninho, parabens pelo Blog mais uma vez! abração!

  2. Celso disse:

    Italianoooo! Parabéns!

Gostou? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s