::Fiat Uno 1.5R Racer::

Publicado: agosto 29, 2009 em Fiat, Uno

No mundo da preparação existem basicamente duas vertentes que norteiam as personalizações: Uma segue a linha de carros sleeper, sem a denúncia do que existe debaixo do capô. A outra é como a natureza e demonstra em cores que aquele exemplar não deve ser incitado, pois seu veneno pode ser letal.

O Fiat Uno 1.5R de Fernando Kfouri, da Racer Preparações, parceiro do CUB – Clube do Uno Brasil, apesar de já ser uma versão esportiva com um bom motor, não satisfez seu proprietário e recebeu boas melhorias. A primeira foi a troca do “bom motor” para um ótimo Sevel 1.6L turboalimentado com mais de 300cv. Logicamente toda esta cavalaria não veio sem alterações mais profundas e entraram em cena os pistões e bielas forjados da Iasa utilizando anéis Cofap. O cabeçote de oito válvulas foi profundamente aprimorado com novas e maiores válvulas de 39,5mm para a admissão e 33mm para o escape com molas Sky, com novos ângulos, polimento e maior fluxo. O comando segue as designações da Racer Preparações e recebeu a denominação de modelo “02”. A junta do cabeçote foi desenhada pela Racer Preparações e ajuda na taxa de 9,8:1, ideal para um turbinado.

A alimentação fica por conta de uma central eletrônica FuelTech que controla o sistema de injeção e ignição que recebe o combustível jorrado por quatro bombas Bosh em uma linha de 3Bar com dosador LP. O coletor de escape é um SPA acoplado a uma turbina Master Power de medidas .48/.50 regulada por uma wastegate SPA atuando a 1,8Bar, liberando a pressão extra por uma válvula de prioridade também da SPA. O Uno conta ainda com trocador de calor ar-água para deixar o ar admitido ainda mais denso.


A ignição conta com um módulo MSD 6AL com bobina e cabos de velas da mesma marca para não deixar faltarem faíscas para o motor. As velas são as NGK 8EGV e o distribuidor peramaneceu original. O corte de giro está regulado para 9.500Rpm com shift-ligth acendendo às 8.500Rpm. A transmissão conta com câmbio de cinco marchas, com suas relações modificadas para melhor pegada nas arrancadas e recebeu ainda embreagem com platô e disco Displatec.

Todo o sistema de suspensão foi re-feito pela Racer Preparações e conta com amortecedores, molas, batentes e buchas próprios para competições. O sistema de freios dianteiros agora é do Fiat Palio 1.6 16v e os traseiros permanecem originais. As rodas utilizadas são da Girus de medidas 6,5×15″ na dianteira e 6×15″ na traseira acomodando pneus 195/55-15″ e foram pintadas de vermelho para combinarem com as faixas laterais semelhantes à versão 1.5R e alusivas à versão Abarth. O pára-choque dianteiro não conta mais com os faróis de neblina e teve sua grade modificada para melhor admissão do ar.

Externamente o Uno conta ainda com a grade dianteira do Uno Turbo com o escudo da Abarth à direita e todo o conjunto de alargadores laterais da versão 1.5R

Internamente o Uno conta com bancos concha da Lico com cintos de segurança da San Marino homologados. O volante é da marca Lotse, linha Maxx Competition com 350mm de diâmetro e o painel conta ainda com manômetros para monitoramento da pressão do óleo, combustível e turbo da Cronomac, enquanto o tacômetro é da AutoMeter, linha Cobalt.

Um carro que promete vir forte nas competições de 201m em São Paulo e que demonstra que não está para brincadeiras. O bom-senso já diz para não cutucar a onça com uma vara mais curta que suas pernas…

Grande abraço!

comentários
  1. Muito legal o Uno ! Deu água na boca, ou melhor, coceira no pé direito. Já adoro meu turbinho 1.4 original, imagina um monstrinho desses com 300 cv.

  2. Fww disse:

    Faltou o vídeo dele cortando giro!

  3. thiago disse:

    muito loko o visual do motor do uninho…show!!!

  4. Celso disse:

    olha quanto gira esse motor!!! a fiat impressiona em algumas coisas!!! hehehe

  5. tenho um premio 1.5 fiasa com pouca mais de 300 cv e estou sempre pelas arrancadas ( 6/03 EM INTERLAGOS ).
    GOSTARIA DE VER SEU CARRO ANDANDO POR LÁ ABRAÇOS ROBERTO

  6. fabiosantos disse:

    cara vc fez eu perder a fome e o sono,show de bola ou melhor show de maquina…

Gostou? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s