::Toyota Celica LB 2000GT Top Secret::

Publicado: novembro 9, 2009 em 2000GT, Celica, Top Secret, Toyota
Falar de uma das maiores e mais cultuadas preparadoras mundiais é algo que não vou me atrever nesta postagem. Além do (pouco) conhecimento acerca do universo automotivo e devido ao fato da página principal sobre a empresa ser completamente em japonês (do qual não entendo ‘lhufas’), seria uma grande heresia errar uma vírgula sequer na descrição deste monstro da preparação. Apesar de todos os pesares, arrisco-me a redigir este post sobre um dos mais belos trabalhos efetuados pela empresa de ‘Smoky’ Nagata (honroso apelido ostentado devido aos enormes burnouts efetuados), proprietário e fundador da Top Secret Performance Engineering Service: Um Toyota Celica GT LB (LB = Lift Back, ou traseira curta).

Encontrado em um ferro-velho, o exemplar sofreu uma grande re-estruturação. A deteriorada carroceria foi encaminhada para a Top Secret II, oficina de lanternagem da empresa para que toda a lataria fosse tratada e recuperada. (In)felizmente alguns pontos estavam tão oxidados e maltratados pela ação do tempo que mudanças, reparos e reforços estruturais foram adicionados para que o ressureicido Toyota pudesse voltar à vida na cor branca. Isso foi apenas mais um incentivo para que a equipe da Top Secret inserisse melhores equipamentos e toques personalizados no exemplar.







Apesar do aparente aspécto original na parte externa, apenas com rodas mais atualizadas, o Celica apresenta novas lâmpadas de xenônio Bellof Spec Le Mans GT instaladas nos faróis originais de ’75 e lanternas traseiras com LEDs perfeitamente adaptadas às dez barras. As rodas adotadas são as belas Volk Rays, linha Gram Ligth, modelo 57C de 15″ pintadas de branco e cobertas por pneus Bridgestone Potenza modelo RE-01R. A suspensão é composta por amortecedores da própria Top Secret e deixa o Celica mais estável em curvas e em acelerações.












Falando em Top Secret é fácil imaginar este Old School com um imenso 2JZ-GTE de seis cilindros derivado do Supra, sobrealimentado, com potência descomunal, mas ‘Smoky’ resolveu que seu carro de uso diário deveria ter um motor mais tranquilo e dócil para encarar o trânsito cotidiano. Só não pense que um motor original foi instalado. No cofre (não existe designação melhor para o que está debaixo do capô) foi instalado um motor Toyota TwinCam 18RG de 1.968cc de 16 válvulas, originalmente dotado de 145cv. O motor recebeu um corpo independente de borboletas com cornetas anodizados em dourado, flauta de combustível em aço inox e um gerenciador HKS F-CON V Pro. O filtro de óleo é de alto fluxo da GReddy e o escape em inox recebeu tratamento cerâmico na cor azul, assim como o bloco. De resto, todas as peças continuam originais com excessão da embreagem de disco simples da ORC. Sem muita preparação e firula, este Celica já bateu a marca de 210km/h nas mãos de seu proprietário.







Internamente a luz de cortesia recebeu um conjunto de LEDs que iluminam muito mais os belos bancos reclináveis Bride modelo Low Max e os cintos de quatro pontas da Takata. O tecido dos bancos dianteiros estendeu-se até os traseiros tornando o interior mais harmonioso. O volante é um modelo Top Secret devidamente personalizado para ‘Smoky’ e o painel original ostenta ainda dois manômetros smooke para monitoração da pressão nas linhas de óleo e combustível. A forração interna em couro nas portas, acabamentos traseiros e porta-malas é original e demonstra o cuidado no acabamento com o símbolo identificador do Celica em baixo relevo em algumas partes.










Confesso que há tempos estava a procura de um exemplar oriental Old School para um tópico, mas não esperava encontrar tamanha perfeição. Buscando modelos nesta linha, encontrei o site/fórum Japanese Nostalgic Car com inúmeros exemplares.

Fica a dica.
Boa leitura.

Abraços!

Anúncios
comentários
  1. Roh disse:

    Lindão esse toyota esse vizual do motor é de arepiar qualquer um!!!

  2. Celso disse:

    Carro velho com mecânica moderna, sem dúvida, é o que motiva meus dias!
    Valeu Rafa!
    E ai? Passamos do meio milhão já???

  3. .:run4fun:. disse:

    Celso, neste meu último acesso o contador já somava 507.454 acessos!

    Já passamos do meio milhão de acessos e ainda preciso preparar um post 'especial' para os visitantes.

    Relaxa que vem coisa boa por aí.

  4. .:run4fun:. disse:

    Mais uma vez fiquei na mão por conta do PhotoBosta.

    Já estou re-upando as fotos em outro servidor e de agora em diante, CHEGA de photobucket.

    []'s!

  5. Celso disse:

    Bah guri!

    Notei que até carregaram mais rápido!
    Impressão ou realmente pode ser?

  6. .:run4fun:. disse:

    Celso, não sei o que ocorre com o photobucket. Depois de mais de três meses sem utilizá-lo, resolvi hospedar as imagens do Celica lá, mas sempre acontece a mesma coisa: Banda Extrapolada. Não vou mais utilizá-lo. As imagens no Imageshack carregam mais rápido mesmo em tamanho normal.

    Já tentei hospedá-las no blogspot, mas os formatos não me agradam. Salvo uma ou outra excessão.

    Enfim… creio que não terei mais este tipo de problema por aqui.

    []'s!

Gostou? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s