::VW Gol’88 GTS Turbo::

Publicado: maio 13, 2010 em Gol, GTS, Turbo, VW
“… Fiz amigos, perdi amizades, conheci várias outras pessoas legais, hoje formei um circulo de amizade MUITO forte e esse elo só está crescendo. É triste sobre as amizades que perdi, mas a vida é assim. O que não deve ficar na SUA vida, você precisa deixar para trás e seguir em frente, prosperar e sempre estar junto das pessoas que realmente gostam de você.” – Bruno ‘Sullivan’.

Aqui não tem dessa de contar o conto e não contar o santo. Em uma postagem recente, citei o trecho onde Bruno, do site/fórum Volkspage, iniciava seu e-mail à mim para conversarmos sobre a matéria de seu VW Gol 1988 GTS turbinado. O que Bruno leva para sua vida, aplica-se a seu carro. Anunciado para venda em uma de suas melhores fases, o GTS que já passou por diversas metamorfoses ao longo de todo o tempo em que esteve nas mãos de Bruno, hoje ostenta um visual completamente original e motor forte. Sem firulas ou frescuras. Sob as lentes aguçadas dos amigos da F/Statique, surgiu este ensaio.

Após passar por fases denominadas por ‘Sullivan’ como Race Style (onde o Gol não apresentava as molduras laterais e estava equipado com rodas da Copa Clio) e Street Style (rodas do VW Polo e conseguinte rodas do Passat VR6), agora o GTS aparece completamente original “apenas” com um motor 1.9 Turbo. “Com este carro aprendi muita coisa. Aprendi a mexer com mecânica, preparação, mudou o estilo várias e várias vezes e agora chegou ao final. Está o mais original possível, somente com um motor bem feito e de qualidade.” – diz Bruno.


Originalmente equipado com um propulsor de 1.8L, Bruno tratou de ampliar a cilindrada de se VW com o uso de pistões forjados AFP de 83,5mm e bielas forjadas SPA, passando-o para 1.9L. Demais peças internas continuam originais. Quem alimenta o sistema é um carburador 2E Brosol 21/25, que recebe álcool por meio de duas bombas elétricas do VW Gol modelo GTI instaladas com o uso de um cach-tank e dosador HPI Turbo Anhanguera para não deixar faltar combustível em nenhuma situação. O bom cabeçote não recebeu modificações por já contar com um bom fluxo e o ótimo comando de válvulas denominado 049G. O volante do motor foi confeccionado em aço pela Limit e pesa parcos 3,5Kg. A taxa de compressão ficou em 8,5:1. A ignição conta com velas NKG modelo EGV9 e cabos de vela Bosch em silicone. O coletor de escape é um SPA de duplo fluxo embaixo e recebe a turbina Biaggio com caixa fria .42 e caixa quente de tamanho .48. Uma válvula de prioridade da Fôlego é a responsável por expelir o ar que sobra na pressurização, enquanto uma wastegate da Beep Turbo regulada para 0,8Bar constantes e 1,4Bar no booster, faz o controle da pressão. O escapamento foi completamente confeccionado em aço carbono de 2,5″. O câmbio é um VW do tipo PV com relação de diferencial à ordem de 9:35, com alavanca de engate rápido da F2 Racing. Para não perder tempo, a embreagem foi substituida por uma FF de seis discos em cerâmica com platô de 1.400Lbs da Displatô. A potência estimada por Bruno nesta configuração é de cerca de 240cv. Nada mal, ahn?!

Para um carro render bem, tem que tracionar bem. Bruno levou seu GTS até a NoopCar para uma revisão geral e adequação do sistema ao novo conjunto. Molas e amortecedores novos devidamente preparados para a nova configuração agora deixam o Gol bastante estável e seguro em acelerações mais fortes, sem “sambar” pela pista. Os freios também sofreram adequações para melhor se adaptarem à nova configuração e ganharam discos ventilados de VW Santana de 239mm na dianteira. Apesar de tantos conjuntos de rodas que já passaram por este VW, agora é a originalidade que impera com o uso de rodas Borlem (pingo d’água) de 14″ originais deste exemplar em perfeito estado, calçadas com pneus Maxxis Sport de medidas 185/60-14″.


Acomodando-se nos aconchegantes bancos Recaro originais, é possível observar o zelo com que é tratado este GTS. Bancos, painel, volante ‘4 bolas’ e demais acessórios originais apresentam perfeito estado de conservação. Os raros forros de porta estão como novos e não apresentam desgastes ou furos. Um primor. Ao lado do console do câmbio é possível observar três manômetros de pressão do óleo, combustível e turbo da Cronomac em seus copinhos, sem furos no painel. Um hallmeter da HIS está logo à frente do painel de instrumentos e relata à Bruno a quantas anda a mistura ar x combustível.



::Metamorfose Ambulante::
Raul Seixas

Prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo

Eu quero dizer
Agora, o oposto do que eu disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo

Mude quantas vezes for necessário para atingir aquilo que se espera. É melhor mudar sempre do que manter-se sempre à mesma.

A melhor fase de um exemplar muito bem cuidado, mas que precisa de outro dono, pois Sullivan já traçou novos caminhos e o GTS precisa partir. O carro está anunciado por R$ 15.500,00(Quinze mil e quinhentos reais) e os contatos podem ser feitos com o próprio Bruno através do e-mail bruno_sullivan@hotmail.com.

Abraços!

comentários
  1. Carlos disse:

    essa é pra mim, a faze mais LINDA do carro, num precisa fazer + nada, é a perfeição em forma dum VW… uma pena q tenha q ir embora… mas a vida é assim…

    boa sorte ai maninho \o/

  2. Roh disse:

    lindo! esses recaros então!

  3. HEMI disse:

    Lindo demais.. mas faria de tudo pra não vender =)

  4. Anonymous disse:

    PQP coisa mais linda desse mundo, tenho um GTS 92, meu sonho e deixar o meu assim, uma pena que falta muito, mais aos poucos vo tentanto.
    Esse e um exemplo que me motiva

  5. Zebende disse:

    Parabens pelo GTS Sou fãn dos GTS's frente antiga tenho um ano 90 que estou fazendo inteiro ja fiz a lata pintura e a reforma das rodasestou deixando ele original tambem pintou um kit turbo ai mais não sei o que faço ò duvida cruel!!

    Otimo Blog

    Ja estou seguindo

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