::The Three Fat ‘WestBugZ’ Sisters::

Publicado: outubro 14, 2011 em Furgão, Kombi, Volkswagen, VW, WestBugZ
Vinicius de Moraes certa vez, sabiamente disse: “E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos. Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências… A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida…
Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo!”

.:run4fun:.

E eu não encontrei melhor maneira de começar a redigir esta matéria.

Não foi nada premeditado ou combinado, os amigos Denis, Will e Jazon do Grupo WestBugZ simplesmente encontraram a oportunidade de adquirirem veículos semelhantes, três VW Kombis das décadas de ’60 e ’70 e trataram de dar a elas um jeitinho peculiar de passear pelas ruas de Cascavel/PR.

ABU, a Kombi’68
A VW Kombi’68 azul de Denis foi a primeira a aparecer em cena. Seu jeito de batalhadora cansada e machucada pelos anos de trabalho mostravam vem como foram aqueles dolorosos anos de labuta. A vocação de carro de frete (quando comprada, possuia até placa vermelha para atestar) foi deixada de lado, mas as marcas permaneciam. Coisas pequenas que garantiram à Denis boas aventuras em busca de peças, tardes lixando, pintando, martelando e soldando peças e peças. Quem tem carro velho e não gosta de colocar a mão na massa, melhor que se f0d@ em prestações.


Após algum tempo o motor “abriu o bico” e em seu lugar foi montado um motor 1.600cc injetado de moldelo/ano 2003. Ficou redondinho após o acerto e agora roda tranquilamente, sem riscos de quebra. Nessa época, Denis também começou a montar o interior e logo depois a trabalhar a idéia de montar freios a disco nas quatro rodas. Os freios foram adaptados de um Fiat Tempra (inclusive com hidrovácuo) e agora garantem frenagens seguras para esta velha senhora. A suspensão teve suas mangas invertidas para rebaixar e os facões regulados para rodarem mais baixo.

Com os discos prontos e os documentos bastante enrolados, bateu um leve dasânimo e a Kombi ficou parada por um bom tempo, só pra voltar em sua melhor forma. A suspensão recebeu a barra estabilizadora dos modelos mais novos e a direção foi modificada para perder a folga característica destes modelos. As novas rodas réplicas das Porsche Fuchs 5,5×15″ foram adquiridas e logo montadas, conferindo um visual bastante peculiar à Kombi.

Então era hora de montar o interior. Isolamento fono-absorvente com feltro em todo o salão e cobertura com chapas de MDF rústico nas paredes. Dois bancos foram montados frente a frente e uma mesa instalada entre eles. Nos encontros e eventos é onde a galera se reune para descansar, bater um papo e tomar umas cervejas. Os assentos escondem o sistema sonoro da Kombi, composto de 4 pares de triaxiais de 6″ e um subwoofer JBL de 12″. A unidade central é um Mp3 player da Pioneer que comanda dos dois módulos que ligam os falantes e o sub. Toca muito bem e anima os passeios e viagens de Denis e da galera do WestBugZ!


Doze, a Kombi’75
Depois de muita procura e várias incertas pela cidade em busca de uma Kombi, Jason já estava desanimando de encontrar um VW a ar que o coubessse, mas sonho é sonho e a busca teve êxito.


O nome dado ao projeto não é algo muito explicável. Nem mesmo Jason sabe dizer o “porquê” batizou sua Kombi’75 desta forma, mas a verdade é que o número 12 começou a entrar na vida da Kombi. Brincando, observou-se que 7+5 (dígitos do ano de fabricação) = 12. O número repetiu-se na hora do encurtamento do quadro da suspensão: 6cm de cada lado = 12cm no total e isso ainda no início do projeto.

O projeto ainda caminha a passos lentos, mas tudo vem sendo feito com o máximo de cuidado, carinho e dedicação. A suspensão é o ponto chave dos projetos dos rapazes do WestBugZ e com a Doze não poderia ser diferente… e eles foram um pouco além: Fora os 12cm encurtados do quadro, as mangas de eixo foram invertidas e o quadro catracado. A caixa de direção teve de ser elevada para não raspar no chão dado a altura da carroceria, as torres foram confeccionadas sob medida para permitir um maior curso dos amortecedores, as longarinas opostas às rodas dianteiras foram picotadas para a passagem dos braços da direção e as caixas das rodas dianteiras fora recortadas para que os pneus pudessem rodar livres.

Como o projeto ainda tem um longo caminho de adaptações e soluções a serem tomadas, as caixas ainda não foram fechadas e é possível ver e ouvir as rodas por debaixo dos bancos. Na traseira a caixa de marchas de Brasília (engrenagens mantidas) ajuda a manter as rodas na posição correta, sem cambagem excessiva e o Drop Extension derrubou a traseira para uma altura acessível a qualquer deficiente físico… é, ficou beeeeeeeem baixa!


Nina, a Kombi Furgão’74
Fusca não era muito a sua praia, quando encontrou o anúncio desta ’74 Furgão por meros R$ 600,00, Willian não pensou duas vezes e correu para buscar o carro. Já possuia uma Variant bem legal, mas como esse lance de mecher em carro velho é uma doença, ele sentiu falta de ter o que fazer e o que falar durante as reuniões do WestBugZ, uma vez que a Variant já estava quase pronta.

À primeira, segunda, terceira… até à oitava vista pode parecer loucura pagar por um veículo naquele estado, mas poucos entenderiam o prazer que é reunir os amigos no final de semana para poder montar um carro do jeito que se quer, tomando umas cervejas, falando besteira e soldificando laços de amizade que provavelmente serão eternos.


Willian já cortou as torres à laser e o desenho das peças remete à uma altura típica das Kombis gringas que vemos apenas em fotos pela internet… pra se ter idéia.

O projeto ainda engatinha, mas a julgar pelas sandices do pessoal do WestBugZ, não será difícil ver a Kombi Furgão’74 rasteijando por Cascavel alada da Doze e Abu.

Uma relação de amizade, companheirismo, colaboração e parceiria que torna o WestBugZ um grupo bastante unido e dedicado à ajudarem-se mutuamente. Independente de ser Kombi, Fusca, TL, Zé ou Baja… para eles, o carro é só mais um aperitivo para as boas amizades.

Grande abraço!

Anúncios
comentários
  1. Luizcb disse:

    acredito que essa realidade de amizades tem em muitos grupos por ai… ficou bem legal a materia rafa…

    esses pé vermelho são nota 10 mesmo bando de sem vergonha gente boa demais !

  2. RustedLive disse:

    Boa..
    Essa piazada ai é gente boa e tem muito bom gosto. Além de nossos amigos pessoais!
    parabéns a todos e mais uma vez os ratos tendo espaço por aqui!

  3. Parabéns Rafa!
    muito show a matéria.

  4. guerra__ disse:

    sinceramente, sigo o blog faz tempo, mas até hoje essa materia foi de longe a melhor de todas, alem de lindas as kombis a historia de Amizade que tem entres eles é PHODA.
    mando muito bem!

  5. guerra__ disse:

    Parabéns pelo post,
    sigo o blog já faz tempo mas não tinha feito nenhum comentario, mas esse materia é um tapa na cara, alem das kombis prometerem muito a historia de amizade muito PHODA.
    Parabéns

  6. Tito - vwairclube disse:

    Pqp, muito massa isso, também sou um amante de kombi 😀

    Muito massa a matéria…

  7. R. Salgado disse:

    Parabens pela materia, e parabens para os donos das Kombi's, só uma sugestao, trocar os “deficientes fisicos” por Portadores de Nescessidades Especiais, pois desta forma fica politicamente correto e nao deprecia os mesmos.
    Abraço!!!

  8. jackson disse:

    Piasada da Westbus” manja mesmo qndo o assunto é baixar e encurtar um aircooled!! De muito bom gosto as Kombis!!Parabéns pela matéria Rafa!!

  9. .:run4fun:. disse:

    R. Salgado, em momento algum quis depreciar nenhum portador de necessidades especiais.

    Por ser um termo muito abrangente, preferi especificar um pouco mais, pois estava me referindo diretamente aos que tem problemas de locomoção, por isso, deficientes físicos.

    Abraços!

Gostou? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s